A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2006 investigou, como temas suplementares resultantes de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, os aspectos complementares de educação de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos de idade, o exercício de trabalho e de afazeres domésticos do contingente de 5 a 17 anos de idade – objetos de publicação específica – bem como o acesso a transferências de renda de programas sociais.

Com o presente lançamento, o IBGE divulga os resultados referentes a este último tema, confrontando o perfil da população atendida por tais iniciativas com o da população não atendida. As informações estão apresentadas para o conjunto do País, Grandes Regiões e Unidades da Federação. A análise dos resultados, ilustrada por tabelas e gráficos, ressalta as questões mais relevantes dessa investigação, que teve por objetivo principal captar o recebimento de dinheiro por algum morador do domicílio pesquisado em decorrência de transferências monetárias oriundas de programas governamentais das esferas federal, estadual e municipal.

A publicação inclui, ainda, o plano de amostragem da pesquisa bem como um glossário contendo os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados. O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, os coeficientes de variação associados às estimativas apresentadas nas tabelas de resultados.