Em 2009, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD investigou, em caráter suplementar, os temas Segurança Alimentar e Vitimização e Justiça, cujos resultados estão organizados em publicações distintas.
Com o presente lançamento, o IBGE divulga as informações do levantamento relativo à Segurança Alimentar, realizado em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Tal como em 2004, por ocasião do primeiro diagnóstico nacional sobre o tema, fruto da mesma parceria, as estatísticas retratam a condição de segurança alimentar nas unidades domiciliares do País tendo como referencial metodológico a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar - EBIA, que permite identificar e classificar os domicílios de acordo com os graus de severidade com que o fenômeno é vivenciado pelas famílias neles residentes, possibilitando, assim, estimar a magnitude do problema da insegurança alimentar nessas unidades.
Os resultados são apresentados para o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, abarcando os dois anos de edição do suplemento, e contemplam características, tais como: situação do domicílio; composição etária da unidade domiciliar segundo a existência ou não de moradores menores de 18 anos de idade; número de moradores do domicílio; sexo, cor ou raça e escolaridade dos moradores; e rendimento domiciliar per capita, entre outras informações. A análise dos resultados, ilustrada por tabelas e gráficos, ressalta os aspectos mais relevantes dos indicadores apresentados.
A publicação inclui, ainda, o plano de amostragem da pesquisa, informações sobre estudos realizados para aprimoramento do método originalmente concebido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture - USDA) e sua adequação e validação no Brasil, além de uma descrição detalhada dos procedimentos referentes ao desenvolvimento da EBIA utilizada em 2004 e as atualizações posteriormente efetuadas com vistas ao seu ajuste à atual realidade nutricional no Brasil. Nas tabelas comparativas, os dados de 2004, inclusive, estão apresentados com base nessa atualização. Um glossário ao final da publicação registra os conceitos e termos considerados essenciais para a compreensão dos resultados. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso e contém, adicionalmente, tabelas regionais complementares, os coeficientes de variação associados às estimativas apresentadas nas tabelas de resultados, e tabelas com a EBIA utilizada em 2004.
O conjunto dessas informações está disponível no portal do IBGE na Internet, onde podem ser encontrados, também, os microdados da PNAD para facilitar a exploração de sua base de dados segundo perspectivas diversas.