O turismo tem crescido substancialmente nos últimos anos como um fenômeno econômico e social, razão pela qual as tradicionais descrições dessa atividade, baseadas, sobretudo, nos aspectos socioculturais dos visitantes, têm sido complementadas por uma perspectiva de caráter econômico visando identificar e valorar as contribuições geradas por este segmento à economia dos países.
Dando continuidade à divulgação de estudos sobre o tema, iniciados em 2007 com o lançamento da publicação Economia do turismo: atividades características do turismo 2003, o IBGE, em parceria com o Ministério do Turismo, traz a público os principais indicadores macroeconômicos das Atividades Características do Turismo relativos ao período de 2003 a 2007, com base nos dados compilados do Sistema de Contas Nacionais, que contribuem para a contextualização da dimensão econômica do turismo no Brasil.
A publicação apresenta a conceituação de turismo, destacando a relevância de sua análise e mensuração como fenômeno econômico e social, bem como análises da estrutura das Atividades Características do Turismo em 2007 e da evolução dos principais indicadores macroeconômicos no período considerado. Inclui, ainda, um glossário com os conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados, além de anexos que detalham as classificações de produtos específicos e de atividades e produtos característicos do turismo.
O conjunto dessas informações também está disponível no CD-ROM que acompanha a publicação e no portal do IBGE na Internet.
Com estes estudos realizados a partir do Sistema de Contas Nacionais, o IBGE ratifica a compreensão do turismo como atividade econômica relevante e singular e contribui para a elaboração de um sistema integrado de estatísticas com vistas à construção de uma Conta Satélite de Turismo no Brasil.