Com o lançamento desta publicação, o IBGE traz a público seu mais recente estudo sobre o tema empreendedorismo, realizado com a colaboração técnica da Endeavor Brasil. As estatísticas são provenientes do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE e das pesquisas econômicas anuais nas áreas de Indústria, Construção, Comércio e Serviços, também do IBGE, e contemplam informações sobre o segmento empresarial formalmente constituído da economia brasileira.
A publicação traz considerações sobre os procedimentos metodológicos adotados na elaboração do estudo, os aprimoramentos introduzidos e seus referenciais teóricos, além de notas sobre as bases de dados utilizadas. A análise dos resultados tem como objeto central as empresas de alto crescimento – aquelas com crescimento médio do pessoal ocupado assalariado de pelo menos 20% ao ano por um período de três anos consecutivos e com 10 ou mais pessoas ocupadas assalariadas no ano inicial de observação – e discorre sobre a performance destas no triênio de 2011 a 2013. Os comentários contextualizam o cenário econômico internacional e seus reflexos na economia brasileira no período considerado, traçam um panorama geral das empresas ativas no Brasil e detalham, em particular, aquelas de alto crescimento, com informações sobre número, porte, idade média, setores de atividade econômica, postos de trabalho assalariado, gênero e nível de escolaridade do pessoal ocupado, salários e outras remunerações, valor adicionado bruto, produtividade do trabalho, entre outras características. Seus resultados são pautados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.
O estudo ora apresentado traz, adicionalmente, uma abordagem temática diferente das anteriores. Buscou-se também compreender como as diferentes regiões e cidades se conectam, e quais são os centros que concentram a capacidade de comando e controle, a partir de um recorte específico das empresas de alto crescimento – as multilocalizadas, isto é, aquelas com pelo menos uma filial situada em um município diferente daquele onde se localiza a sede da empresa.
Ao final da publicação, um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes contribui para a compreensão dos resultados. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso e traz tabelas adicionais ao presente conteúdo.
O conjunto dessas informações concorre para o debate sobre a dimensão e a importância do empreendedorismo no País, assunto de relevância cada vez mais acentuada na economia, tanto em nível nacional quanto global.
Publicações complementares: