A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 teve por objetivo fornecer informações sobre a composição dos orçamentos domésticos, a partir da investigação dos hábitos de consumo, da alocação de gastos e da distribuição dos rendimentos, segundo as características dos domicílios e das pessoas. A POF investigou, também, a autopercepção das condições de vida da população brasileira.
Ao concluir a divulgação dos resultados da pesquisa, o IBGE oferece mais uma perspectiva de estudo do amplo potencial de sua base de dados, contemplando, nesta publicação, análises sobre as despesas e os rendimentos segundo características da pessoa de referência da família, tais como: idade, escolaridade, posição na ocupação, sexo, cor ou raça, religião, entre outros aspectos.
São apresentados comentários sobre as despesas, objetivando identificar, nas variáveis associadas à pessoa de referência, fatores explicativos da grande diversidade dos gastos observada no País, tanto em relação aos valores como no que diz respeito a sua distribuição, e abordado, também sob a ótica das despesas, o tema da desigualdade, a partir da comparação entre as classes extremas das distribuições de rendimentos. Complementam esse estudo, análises sobre os vários aspectos da inserção da pessoa de referência da família no mercado de trabalho, os hábitos de aquisição de alimentos no domicílio segundo a composição dos arranjos familiares, além de considerações sobre a aquisição de produtos ou serviços de saúde pela população, mais detalhadas, na presente publicação, do que naquelas anteriormente divulgadas. São apresentados, ainda, os conceitos e definições das variáveis investigadas pela pesquisa, os procedimentos utilizados na coleta das informações, bem como uma descrição da metodologia subjacente às análises apresentadas.
Os resultados ora divulgados, também disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação contribuem para a compreensão integrada dos vários aspectos que compõem o retrato das condições socioeconômicas das famílias brasileiras.
O IBGE disponibiliza também os microdados da pesquisa para facilitar a exploração de sua base de dados segundo a perspectiva de interesse dos usuários.