No estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil 2016 foram identificados 294 Arranjos Populacionais, formados por 953 municípios, que abrangem 55,7% da população residente no Brasil, a partir dos quais foram definidas, por meio de cortes populacionais, as médias e grandes Concentrações Urbanas.

Representando o alto escalão da urbanização brasileira, com mais de 750 000 habitantes, destacaram-se 26 grandes Concentrações Urbanas, nas quais 12 têm papel metropolitano. Acima de 100 000 habitantes até 750 000 habitantes, foram identificadas 159 médias Concentrações Urbanas que atuam como centros intermediários na articulação do sistema urbano nacional.

A publicação traz considerações sobre os referenciais teóricos e os procedimentos metodológicos adotados na elaboração do estudo e apresenta, sob a forma de mapas, a distribuição dos Arranjos Populacionais e das Concentrações Urbanas por Unidades da Federação e os principais deslocamentos pendulares em Concentrações Urbanas acima de 2,5 milhões de habitantes.

Na 2ª edição, revisaram-se os dados que conformam essas unidades urbanas, refletindo-se em alguns ajustes nos resultados anteriormente apresentados.