O IBGE no intuito de divulgar os dados do Censo Demográfico 2010, relativos ao questionário da amostra, nas áreas de Aglomerados Subnormais, gerou uma nova unidade territorial, nomeada de Áreas de Divulgação da Amostra para Aglomerados Subnormais. As estimativas por Áreas de Ponderação não separam áreas de aglomerados subnormais e demais áreas. Desta forma, era necessário criar um recorte que recuperasse essas estimativas, onde áreas de aglomerados subnormais estivessem isoladas das demais áreas.
Essas áreas são os menores níveis geográficos em que são divulgados os dados do Questionário da Amostra do Censo Demográfico, considerando-se os conjuntos áreas subnormais versus áreas regulares. Devido às estimativas dos dados da amostra do Censo Demográfico por Áreas de Ponderação não separarem as Áreas de Divulgação da Amostra para Aglomerados Subnormais e as demais áreas, foi necessário criar um recorte para a recuperação das estimativas onde aquelas áreas estivessem isoladas das demais.
Para a formação desse recorte, foi necessária a existência de, pelo menos, 400 domicílios do Questionário da Amostra nesse tipo de área. Quando um determinado Aglomerado Subnormal não possuía 400 domicílios particulares ocupados na amostra, foram, então, agregadas outras Áreas de Divulgação da Amostra para Aglomerados Subnormais até se alcançar tal quantitativo. Além disso, para evitar a descontinuidade, uma vez que essas áreas não são contíguas, agregaram-se áreas regulares com vistas a uma unidade contínua. Logo, uma Área de Divulgação da Amostra para Aglomerado Subnormal possui, no mínimo, 400 domicílios nesta classificação e, no mínimo, 400 domicílios em áreas regulares.
Excetuam-se dessa delimitação as agregações de Aglomerados Subnormais que possuem, no mínimo, 400 domicílios no Questionário da Amostra sem nenhum domicílio em áreas regulares. Dessa forma, não foi necessário agregar domicílios em áreas regulares, pois a própria agregação já formava uma das Áreas de Divulgação da Amostra para Aglomerados Subnormais. Complementarmente, nos casos de Municípios com menos de 400 domicílios no Questionário da Amostra nessas Áreas de Divulgação, não foram geradas estimativas. Uma outra situação a destacar se refere aos Municípios com mais de 400 e menos de 800 domicílios no Questionário da Amostra nesse tipo de área, que tiveram somente uma Área de Divulgação da Amostra para Aglomerado Subnormal gerada, a qual coincide com o próprio Município.
Os Municípios com mais de uma Área de Divulgação da Amostra para Aglomerado Subnormal foram consultados por meio de suas prefeituras. As secretarias envolvidas no trabalho ajudaram na consolidação das áreas com vistas a planejamentos futuros.