O mapa mural Logística dos Transportes no Brasil apresenta as principais estruturas de transporte no Brasil, na escala 1:5.000.000. Há um texto explicativo anexo ao mapa que apresenta os parâmetros metodológicos da publicação e descreve brevemente os arranjos de infraestruturas de trasnporte no País.
O mapa permite uma visualização integrada dos diferentes modais oferecidos pela estrutura de transporte brasileira subsidiando a análise locacional do movimento de cargas, mercadorias e pessoas de um ponto a outro do país.
O trabalho tem como principal fonte de dados o Banco de Informações e Mapas de Transportes do Plano Nacional de Logística dos Transportes (BIT-PNLT) - Ministério dos Transportes. Além desta base, foram utilizados dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da INFRAERO e da Receita Federal do Brasil. Além destas bases de dados, foram utilizadas bases cartográficas do IBGE e do BIT–PNLT. A escala de apresentação do mapa foi determinante para a seleção dos elementos a serem apresentados. Dessa forma, algumas localidades, rodovias ou quaisquer elementos propostos que não estejam representados estão ausentes devido à inviabilidade da sua representação.