A Amazônia é a região compreendida pela bacia do rio Amazonas, a mais extensa do planeta, formada por 25.000 km de rios navegáveis, em cerca de 6.900.000 km², dos quais aproximadamente 3.800.000 km² estão no Brasil. Já a Amazônia Legal, estabelecida no artigo 2º da Lei nº 5.173, de outubro de 1966, abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, parte do Maranhão e cinco municípios de Goiás. Ela representa 59% do território brasileiro.
Os Zoneamentos Ecológico-Econômicos, fruto do trabalho de uma multiplicidade de profissionais e instituições, possuem função normativa e, mais que isso, tem importância na indicação e na prospecção de alternativas de uso sustentável dos recursos naturais e do aproveitamento das potencialidades econômicas e sociais, respeitando a diversidade cultural e regional.
Para subsidiar os Zoneamentos Ecológicos-Econômicos desses Estados da Amazônia Legal, o IBGE produziu mapeamentos com temáticas diversas para apoiar o planejamento territorial da região: divisão política, diversidade sociocultural, estrutura agrária, fronteira agrícola, fronteira pecuária e madeireira, logística do território, rede urbano-regional, tipologia da ocupação, e vegetação natural.