O estudo Regiões de Influência de Cidades 2007 é a quarta edição da pesquisa REGIC. Foi publicada em 2008 com base de dados dos questionários referente ao ano de 2007.

Foram identificados 5 grandes níveis hierárquicos dos centros urbanos: Metrópole, Capital Regional, Centro Sub-regional, Centro de Zona e Centro Local. Os 4 primeiros níveis hierárquicos são constituídos por 802 centros urbanos, enquanto no último nível estão as 4.473 cidades cuja atuação é restrita apenas aos seus habitantes. Os grandes níveis hierárquicos se desdobram em 11 níveis quando se consideram suas subdivisões.

Nesta edição, a hierarquia urbana e as áreas de influência foram geradas por meio de dois grandes conjuntos de informações: a definição de centros de gestão do território e a aplicação de questionários de busca de bens e serviços nos municípios. Os centros de gestão do território são associados a localidades com relevante papel de comando e tomada de decisões, sejam elas em instituições públicas ou empresariais. Tais informações foram obtidas por fontes secundárias.

Em seguida realizou-se a aplicação de questionário nas Agências do IBGE para delinear os fluxos de busca por bens e serviços entre as cidades com menor centralidade na gestão do território.