A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2014 investigou aspectos relativos à educação e qualificação profissional da população, como tema suplementar resultante de convênio com o então Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, atual Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, e o Ministério da Educação.

Com este lançamento, o IBGE divulga comentários analíticos sobre os resultados dessa investigação, tendo como parâmetro as seguintes informações das pessoas de 15 anos ou mais de idade: frequência atual e anterior a cursos de qualificação profissional, técnicos de nível médio e tecnológicos de graduação; setor provedor do ensino (público ou privado); trabalho na área de formação; motivo para não frequentar ou ter frequentado cursos de qualificação profissional, entre outros aspectos. O conjunto de tais informações auxilia a compreensão da dinâmica da educação profissional no País e, associado a outros temas de investigação da pesquisa, especialmente Trabalho, possibilita uma análise ainda mais completa sobre esses resultados.

A publicação traz ainda notas técnicas sobre a pesquisa, com considerações de natureza metodológica, e um glossário com os conceitos considerados essenciais para a compreensão desses resultados. As estimativas da população para o cálculo dos pesos para a expansão da amostra da PNAD 2014 encontram-se no anexo que complementa o presente volume.

Essa investigação soma-se a outros temas suplementares da PNAD 2014 já divulgados em três publicações específicas: Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, Acesso ao cadastro único para programas sociais do governo federal e a programas de inclusão produtiva e Mobilidade sócio-ocupacional.

As informações ora divulgadas também podem ser acessadas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza ainda o plano tabular da pesquisa, contemplando Brasil e Grandes Regiões, bem como os seus microdados.