A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 teve por objetivo fornecer informações sobre a composição dos orçamentos domésticos, a partir da investigação dos hábitos de consumo, da alocação de gastos e da distribuição dos rendimentos, segundo as características dos domicílios e das pessoas. A POF investigou também a auto percepção das condições de vida da população brasileira.

Dando prosseguimento à divulgação das informações da pesquisa, o IBGE apresenta, nesta publicação, os resultados referentes às quantidades de alimentos e bebidas adquiridas por ano pelas famílias para consumo no domicílio, por diferentes detalhamentos geográficos, classes de rendimentos e formas de aquisição, que constituem valioso referencial para o desenvolvimento de estudos sobre pobreza, segurança alimentar e nutricional, disponibilidade de alimentos para consumo, entre outros. São apresentados, ainda, os conceitos e definições das variáveis investigadas pela pesquisa, os procedimentos utilizados na coleta e tratamento das informações, bem como a descrição do modelo metodológico aplicado para cálculo das estimativas das quantidades adquiridas per capita.

O conjunto dessas informações, disponível no CD-ROM que acompanha a publicação, revela, em detalhes, as condições alimentares da população residente em todo o Território Nacional, por regiões geográficas e por áreas urbanas e rurais.

O IBGE disponibiliza também os microdados da pesquisa para facilitar a exploração de sua base de dados segundo a perspectiva de interesse dos usuários.