A inclusão produtiva tem como principal objetivo proporcionar aos indivíduos em situação de vulnerabilidade econômica e social o acesso a mecanismos que possibilitem sua inserção formal – como empreendedores ou empregados – na produção de bens e serviços. Com a presente publicação, o IBGE, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, divulga os resultados da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - ESTADIC e da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC realizadas sobre tal temática, em 2014, nas 27 Unidades da Federação e nas 5 570 municipalidades brasileiras, respectivamente.
A publicação aborda aspectos relevantes da inclusão produtiva nos entes federativos considerados, tanto no meio urbano como no rural, contemplando informações sobre a existência de estudos setoriais e/ou diagnósticos para investigação da realidade socioeconômica e das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios; ações, programas ou projetos de inclusão produtiva para geração de trabalho e renda; e ações para promoção de crédito, microcrédito e seguro e projetos de geração de trabalho e renda. As análises são ilustradas por meio de quadros, tabelas, gráficos e cartogramas.
A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre a ESTADIC e a MUNIC e um glossário com os conceitos considerados essenciais. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso, contém as bases de dados completas das duas pesquisas e traz, complementarmente, as tabelas de resultados da MUNIC, que são produto de agregações dos dados de municípios por classes de tamanho da população.
A partir desta edição, optou-se pela divulgação em conjunto dos resultados de ambas as pesquisas, o que potencializa as possibilidades de análises das políticas implementadas na área de inclusão produtiva sob uma perspectiva federativa.
O conjunto dessas estatísticas, também disponível no portal do IBGE na Internet, possibilita identificar as carências existentes nas Unidades da Federação e nos municípios brasileiros no tocante à inclusão produtiva, tema cada vez mais presente na agenda pública na última década.