Meu 1º Atlas - 3ª edição. Acompanha 21 mapas dobrados referentes as Unidades da Federação.
Era uma vez um mapa. Ele é pequeno. Mas também pode ser grande. Tem linhas mais tortas do que retas que fazem seu contorno. No meio, mais linhas e também pontos que marcam onde ficam as estradas, ferrovias, rios, animais em extinção, cidades, estados e até o país. Isso mesmo. Um mapa pode representar tudo isso e muito mais. Com ele, podemos descobrir um mundo fascinante de informações. Que tal começar agora? Embarque no Meu primeiro Atlas com a Júlia e o Bebeto e veja que construir um mapa pode ser simples e divertido.
O leitor encontrará este Atlas dividido em duas partes. Uma parte inicial, denominada “Construindo e Conhecendo os Mapas” e uma outra, onde estão apresentados os mapas e índices. Na primeira parte, Construindo e Conhecendo os Mapas, são apresentados os principais elementos dos mapas – título, convenções, coordenadas geográficas e escala, além das principais características dos mapas e do Atlas e as orientações quanto à consulta de informações no Atlas.
Na segunda parte, apresentamos vários mapas com ênfase na representação do Brasil, limites políticos, características físicas e mapas temáticos, abordando população e meio ambiente. Ao final, encontra-se o índice geográfico, indispensável ao uso adequado do Atlas. A criança dispõe ainda, de um mapa do seu estado, encartado na publicação, apresentando as divisões municipais e suas sedes, e um mapa do Brasil, em papel transparente, a ser usado nos mapas temáticos sobre meio ambiente. Este último tem o objetivo de mostrar à criança a continuidade espacial dos recursos naturais, isto é, não é delimitado por divisões políticas
e o seu “pensar” deve ser de forma integrada.