Este novo Atlas Geográfico Escolar, agora na 7a edição, foi pensado e elaborado para produzir em você uma sensação de viagem virtual pelo planeta – por dentro e por fora dele –, ressaltando, especialmente, os detalhes deste pedaço de mundo que mais amamos e chamamos de Brasil. A expansão do conhecimento não tem limites e o IBGE, que é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, se orgulha de poder lhe propiciar, nas páginas deste Atlas, um passeio inesquecível pelos fatos da natureza que nos cerca, ao mostrar como isso ou aquilo acontece no mundo físico e os porquês da nossa vida na sociedade e na economia. Também no Atlas se narra uma história poderosa do que está por trás das fronteiras entre países (como, afinal, surgiram as fronteiras naqueles exatos pontos do mapa?). Tudo isso é pura provocação para a gente querer saber mais e nunca parar de aprender.

O IBGE também quer conhecer você melhor para que nosso diálogo seja cada vez mais rico e proveitoso. Digo mais: o IBGE só existe porque você está aí, existindo e segurando este livro. Nós contamos os brasileiros, cada um deles, sem esquecer ninguém, e pretendemos com isso construir a confiança, sua e de todos, no nosso trabalho de “retratar o Brasil”. Este Atlas é, no seu conteúdo, a expressão dessa nossa missão de mostrar o Brasil tal como ele é e de que modo se comportam os brasileiros no contexto do ambiente físico e sociopolítico do mundo atual.

Uma boa viagem pelas páginas deste Atlas. E não tenha pressa de retornar logo; gaste seu tempo viajando por aqui. E se você, por acaso, for um jovem com seus 60, 70 ou 80 anos de idade, ainda assim tenha uma bela excursão por este Atlas, que lhe trará grande satisfação pessoal. Afinal, o que é a juventude senão a fome de saber mais e a disposição de ir buscar o conhecimento onde ele estiver?