A segunda série da Geografia do Brasil compõe-se de cinco volumes representando as Macrorregiões Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, respectivamente. O lançamento da segunda série encontrou sob novos moldes não só a Instituição como a pesquisa geográfica a ela afeta, ambas compondo um sistema essencialmente diferente do anterior à época em que a primeira edição foi lançada. Ao mesmo tempo que reflete as realidades do Brasil na década de 1970 permite demonstrar o estágio da Geografia brasileira no período.

Assim como o conjunto de volumes permaneceu fiel aos seus primeiros objetivos - divulgar o conhecimento do território brasileiro, suas diferenciações regionais e seus problemas, para uma variada gama de leitores - nele também está manifestado o então novo objetivo da Instituição que consistia na produção da informação geográfica atualizada para a tomada de decisões tanto a nível de Govemo como do setor privado.

Dentro desta tônica, embora os volumes sejam regionais, cada capítulo representa uma análise voltada de forma direta ou indireta para os objetivos acima indicados abordando os principais aspectos da organização do espaço brasileiro, orientação que é seguida desde o quadro natural, com seu corolário de recursos naturais conhecidos, até à população, aos sistemas de cidades, à energia, à atividade agrária e industrial e aos transportes, dando uma visão completa do quadro nacional.

Este aspecto de detalhamento da informação regional se alinhava as preocupações dos diferentes Planos Nacionais de Desenvolvimento, ou seja, a diminuição dos desequilíbrios regionais. Esta importância se acentua porque buscava apresentar a informação numa perspectiva global, representada pela soma de informações contidas nos cinco volumes, sem perder de vista as peculiaridades regionais. A extensão de cada capítulo, bem como o número de ilustrações (cartográficas, tabelas, gráficos e fotografias) refletem a maior complexidade da obra, em relação à anterior.

Esta série de volumes procura atingir ampla faixa de público-leitor, planejadores regionais, professores, estudantes, que nela encontra - as informações e referências que sua formação profissional venha a exigir, e todos aqueles que se interessam pelo amplo espectro dos prtoblemas da estrutura socioeconômica. Todos os volumes estão disponíveis em meio digital.