A Geografia do Brasil publicada em 1989 buscava dar continuidade a série que teve expressão em volumes editados nas décadas de 1960 e 1970. Produzir conhecimentos atualizados sobre as transformações operadas no espaço regional e sobre as potencialidades e estrura desse espaço, contribuindo, no conjunto da obra, para uma visão da organização regional do Brasil, é seu principal objetivo.

Do mesmo modo que as publicações anteriores, a versão da Geografia do Brasil da década de 1980 seria apresentada seguindo as Grandes Regiões ou Macrorregiões vigentes naquele momento. A obra difere em abordagem das séries precentes, pois a preocupação central foi a de focalizar uma identidade regional, além do tratamento temático, constante das outras versões.

Nessa ordem de ideias, apresentou-se, numa parte introdutória, a inserção da Região no contexto nacional e focalizou-se, numa parte final, a estrutura do espaço regional, resgatando questõesl evantadas na primeira parte e discutindo o que é a Região na atual organização do espaço do País.

Como o volume foi elaborado entre 1986 e 1987 e o Estado de Tocantins foi criado em 1988 com a Constituição e estabelecido em 1989, o mesmo não está representado de forma destacada, mas sua organização espacial pode ser estudada como "Norte de Goiás" na parte referente à estrutura do espaço regional. Foram produzidos três volumes referentes às regiões Norte, Centro-Oeste e Sul, estando todos disponíveis em meio digital.