A Pesquisa de Inovação - Pintec visa fornecer informações para a construção de indicadores setoriais, nacionais e regionais das atividades de inovação das empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das Indústrias extrativas e de transformação, bem como dos setores de Eletricidade e gás e Serviços selecionados. Por ser uma pesquisa de corte transversal, articulada com os demais levantamentos econômicos anuais realizados pelo IBGE, a Pintec viabiliza articulações entre as bases de dados desses levantamentos, o que amplia sobremodo as possibilidades de análise das atividades por eles abarcadas.
A presente edição da pesquisa, contemplando o triênio 2015-2017, não incorpora alterações no seu âmbito, tornando possível, dessa maneira, o cotejo de seus resultados agregados com aqueles obtidos por ocasião das investigações realizadas em 2011 e 2014. Assim, figuram neste informativo estatísticas sobre temas-chave da inovação, tais como: taxa ou incidência de inovação; intensidade dos dispêndios em inovação; composição desses dispêndios entre as categorias de atividade inovativa; apoio do governo; e problemas e obstáculos à inovação. Cabe destacar, no entanto, que a presente edição da Pintec traz aperfeiçoamentos das temáticas tratadas em seu questionário, sobretudo no que diz respeito a questões relacionadas à sustentabilidade e à inovação ambiental, repercutindo, assim, as tendências internacionais – tanto no contexto da agenda mundial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, quanto da incorporação das inovações ambientais no âmbito da Community Innovation Survey - CIS –, além dos interesses de colaboradores institucionais relacionados ao tema. Os resultados estão apresentados segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.
O informativo também está disponibilizado em meio impresso. As notas técnicas sobre a Pintec são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas trazem considerações metodológicas sobre a pesquisa, anexo com os coeficientes de variação estimados para as principais variáveis, bem como um glossário com os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados.
Essas informações também podem ser encontradas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza, além dos resultados da Pintec 2017, também aqueles referentes às demais edições da pesquisa, para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação selecionadas. O acervo dessas informações permite o acompanhamento histórico de estatísticas sobre as empresas que implementaram inovação, ou seja, introduziram produto e/ou processo novo ou substancialmente aprimorado no período considerado.
Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa industrial de inovação tecnológica, da Série Relatórios Metodológicos.
Publicação complementar