Sendo a água um componente-chave do desenvolvimento econômico, faz-se necessária a adoção de políticas que integrem o planejamento setorial à gestão dos recursos hídricos, tornando indispensável a incorporação de informações econômicas, sociais e hidrológicas para a gestão sustentável dos recursos naturais. Visando organizar tais informações, a Divisão de Estatística das Nações Unidas (United Nations Statistics Division - UNSD) elaborou o manual System of environmental-economic accounting for water, SEEA-Water, cujas diretrizes possibilitam uma avaliação sistemática e periódica de indicadores-chave que envolvem a integração dos dados físicos e monetários da água.
Com o lançamento do presente informativo, o IBGE, em parceria com a Agência Nacional de Águas - ANA e com o apoio da Agência Internacional de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ GmbH), por intermédio do Ministério do Meio Ambiente e da União Europeia, no âmbito do projeto Natural Capital Accounting and Valuation of Ecosystem Services - NCAVES, divulga os primeiros resultados das Contas Econômicas Ambientais da Água - CEAA referentes ao período de 2013 a 2017. Essas contas fornecem indicadores físicos e monetários sobre a oferta e a demanda de água no Brasil, pelas atividades econômicas e pelas famílias, e, por constituírem um conjunto inicial de dados sujeitos a melhorias e ampliações, esses resultados poderão ser revisados posteriormente.
As informações ora divulgadas mostram a participação das atividades econômicas e das famílias nos fluxos de retiradas de água e de retornos ao meio ambiente, e em que condições, em termos de custos para os usuários, se dá a utilização dos recursos hídricos. Elas estão organizadas em três grupos: Tabelas de Estoques, Tabelas de Recursos e Usos Físicas - TRU Físicas e Tabelas de Recursos e Usos Híbridas - TRU Híbridas. As Tabelas de Estoques apresentam os incrementos e as subtrações no estoque dos recursos hídricos; as TRU Físicas informam as retiradas por captação do meio ambiente para a economia, os fluxos da água dentro da economia e o retorno da economia para o meio ambiente; e as TRU Híbridas relacionam, por fim, os valores monetários de produção, consumo e custos associados à atividade Água e esgoto. O detalhamento por atividades econômicas tem por base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e as recomendações metodológicas do SEEA-Water.
O conjunto desses resultados também está disponibilizado no portal do IBGE na Internet, que reúne, ainda, um vasto leque de informações sobre as CEAA, com tabelas de resultados para o período considerado e notas técnicas com considerações metodológicas sobre o estudo, incluindo um glossário com as conceituações utilizadas em sua elaboração.