As estimativas de população anuais produzidas pelo IBGE levam em conta a situação atualizada da Divisão Político-Administrativa Brasileira – DPA, relacionadas aos limites municipais a partir de análises efetuadas, no âmbito dos convênios de cooperação técnica que o IBGE mantém com órgãos estaduais responsáveis pela DPA para consolidação dos limites municipais.

As atualizações territoriais encaminhadas por estes órgãos ao IBGE no período entre 01/maio/2019 até a data de 30/abril/2020 (ver nota abaixo) foram incorporadas na metodologia das Estimativas Populacionais de 2020. A listagem dos municípios participantes pode ser consultada no seguinte documento (https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101747.pdf): “Estimativas da população residente para os municípios e para as unidades da federação brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2020”, está disponível no site do IBGE.

NOTA: De acordo com a Resolução nº 17 de maio de 2020, considerando, especialmente, os efeitos da pandemia do Coronavírus (COVID-19), o IBGE resolveu prorrogar de 30/04/2020 para o dia 30 de junho de 2020, o prazo estabelecido no art. 3º da R.PR nº 5/2015 para o recebimento, no IBGE, dos Ofícios provenientes dos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa, comunicando as atualizações territoriais na sua divisão político-administrativa.

O quadro a seguir sintetiza a quantidade de municípios, por Unidade de Federação, que tiveram atualizações territoriais envolvendo remanejamento populacional e/ou ajustes significativos na representação cartográfica dos limites municipais.

UNIDADE DA FEDERAÇÃO Nº DE MUNICÍPIOS ATUALIZADOS
MA 14
MT 141
MS 9
MG 2
PR 15
PE 29
RN 2
RS 53
TOTAL 265

A listagem dos municípios pode ser conferida aqui (https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=publicacoes).

As atualizações promovidas desde a divulgação dos resultados do Censo Demográfico 2010, que tiveram impacto nas Estimativas Populacionais de 2020, foram decorrentes de um dos seguintes fatores:

  • nova legislação estadual atualizando os descritores de limites municipais;
  • ajustes cartográficos comunicados oficialmente ao IBGE por órgãos estaduais;
  • melhor identificação e representação cartográfica dos polígonos municipais, devido às inovações das geotecnologias que permitem a utilização de equipamentos e insumos cartográficos diversos.

Cabe destacar que os Municípios que não constem na lista das Estimativas Populacionais 2020, não tiveram o mapa atualizado no referido ano, e, seus mapas podem ser encontrados no repositório do Censo 2010, ou, nas pastas dos anos subsequentes, entre 2011 e 2019, se sofreram alteração de seus limites.

Condições de Uso e Informações Adicionais:

  • Os Mapas Municipais, foram gerados a partir de uma compilação de dados geoespaciais de forma automatizada, visando o uso exclusivo para atividades de pesquisa do IBGE, com foco nas operações de campo. Desta forma, o uso para outras finalidades que não seja estritamente para fins estatísticos deve ser feito com o devido cuidado por parte do usuário;
  • Essa série de mapas, não faz parte da série de produtos referente ao Mapeamento Sistemático Brasileiro, desta forma, não se enquadra em critérios técnicos estabelecidos para tal série;
  • Os Mapas Municipais são disponibilizados no formato PDF;
  • O formato ABNT de impressão original dos arquivos é o A0;
  • Prevendo impressão em outros tamanhos, diferentes do padrão A0, os produtos apresentam apenas a escala gráfica, o que permitirá variar em conjunto com o conteúdo dos mapas em impressões em outros padrões ou tamanhos;
  • Não há escala nominal declarada para qualquer mapa. Cabe ao usuário, se necessário calcular com base na escala gráfica;
  • Todos os arquivos se encontram georreferenciados através do formato GeoPDF. Podendo ser abertos, de forma georreferenciada, por qualquer plataforma SIG ou software de geoinformação que aceite tal formato;
  • Datum: SIRGAS 2000 (EPSG: 4674).