A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, fruto de convênio com o Ministério da Saúde, foi a campo, pela primeira vez, em 2013, com o propósito de ampliar o escopo temático dos Suplementos de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD investigados pelo IBGE até 2008.
Com esta publicação, o IBGE apresenta um novo conjunto de resultados da PNS 2019, contemplando, nesta oportunidade, variados eixos temáticos, para o conjunto do País e as Grandes Regiões.
A primeira abordagem, Acidentes, focaliza os acidentes de trânsito, os quais constituem uma das principais causas de óbito no mundo e cujos impactos podem ser mitigados pela adoção de medidas preventivas, e os de trabalho, responsáveis que são pelo comprometimento de atividades habituais ou por sequelas permanentes dos vitimados. A segunda abordagem, Violências, abarca as agressões psicológicas, físicas e sexuais vivenciadas, o que amplia sobremodo a avaliação desse grave problema de saúde pública no País, dados os seus reflexos, por vezes duradouros, nas vítimas de tais episódios. A terceira abordagem, Doenças transmissíveis, contempla a investigação desse grupo de doenças que, a despeito de sua redução proporcional no perfil da mortalidade da população brasileira, ainda revela agravos importantes, seja pela inexistência de mecanismos eficazes para prevenção, seja por sua estreita associação com outros condicionantes. A quarta abordagem, Atividade sexual, focaliza questões diretamente ligadas à atividade sexual do respondente, como a idade em que se deu a sua iniciação e a ocorrência de relação sexual nos últimos 12 meses, além de outras concernentes ao uso de preservativo. As abordagens finais, Características do trabalho e Apoio social, tratam de temas relacionados ao exercício laboral e o seu ambiente, além de aspectos da vida do morador com a família e os amigos, o que permite conhecer o tamanho de sua rede de amparo.
A publicação traz ainda notas técnicas sobre os principais aspectos metodológicos do levantamento e um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.
O portal do IBGE na Internet disponibiliza tabelas com os indicadores e seus respectivos intervalos de confiança e com os valores absolutos e os coeficientes de variação das estimativas, desagregadas por sexo, grupos de idade, nível de instrução, cor ou raça, condição de ocupação e rendimento, para os seguintes recortes geográficos: Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios das Capitais.
. As informações resultantes da PNS 2019 oferecem valiosos subsídios à formulação de políticas públicas nas áreas de promoção, vigilância e atenção à saúde do SUS, fomentando, assim, a resposta e o monitoramento de indicadores.