O Cadastro Central de Empresas - Cempre constitui um importante acervo de dados sobre o universo das empresas e outras organizações formais e suas respectivas unidades locais existentes no Brasil, ao reunir informações cadastrais e econômicas oriundas de pesquisas anuais do IBGE nas áreas de Indústria, Construção, Comércio e Serviços, além de registros administrativos da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, como a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged. Esses registros estão sendo substituídos, gradativamente, pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial.
Com o lançamento desta publicação, o IBGE apresenta comentários analíticos sobre as estatísticas desse universo relativas a 2020, segundo a atividade econômica, a natureza jurídica, o porte e a distribuição geográfica das empresas e outras organizações, com destaque para a participação do pessoal ocupado assalariado, por sexo e nível de escolaridade, além de estatísticas adicionais sobre o comércio exterior. Nessa perspectiva, apresenta a participação do número de empresas exportadoras e importadoras e do seu pessoal ocupado assalariado em relação ao total das empresas formais integrantes do Cempre, segundo a atividade econômica e o porte, tendo como referência os dados cadastrais da Secretaria de Comércio Exterior.
A análise das estatísticas do Cempre traça um panorama geral das empresas e outras organizações ativas e suas variáveis econômicas, como pessoal ocupado total e assalariado, salários e outras remunerações, e salários médios mensais, no ano de referência. A análise regional fornece informações sobre as unidades locais e suas variáveis econômicas, com o objetivo de mostrar a sua distribuição geográfica no território brasileiro. Os resultados foram confrontados com aqueles observados em 2019, contemplando, para alguns aspectos, a sua evolução no período de 2007 a 2020 para ilustrar as principais modificações então ocorridas. A análise das estatísticas do comércio exterior, por sua vez, enfoca a participação no Cempre das empresas exportadoras/importadoras e do seu pessoal ocupado assalariado, segundo a atividade econômica e o porte, bem como das unidades locais exportadoras/importadoras, segundo as Unidades da Federação, no ano de referência.
A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre o Cempre e os critérios adotados para incorporação dos dados da Secretaria de Comércio Exterior ao presente levantamento, além de um glossário com a conceituação da terminologia utilizada.
As informações ora divulgadas também podem ser acessadas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza também o plano tabular completo das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas 2020 em níveis detalhados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e nos diferentes níveis geográficos abrangidos nessa investigação: Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios.