Com este lançamento, o IBGE dá continuidade à disponibilização de resultados do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra do Brasil, estudo que vem sendo divulgado desde 2015 e representa um importante instrumento de suporte e orientação a ações gerenciais e tomadas de decisão sobre o tema.

A presente publicação contempla o período de 2018 a 2020, e seus resultados permitem a detecção de alterações na dinâmica das formas de ocupação e de organização do espaço ao longo do tempo, considerando-se a série histórica já disponibilizada. Tais informações, cumpre destacar, têm fornecido importantes subsídios aos estudos da contabilidade ambiental, como as Contas de Ecossistemas e as Contas Econômicas Ambientais da Terra, nas quais, mediante a integração de dados estatísticos e geoespaciais, são estimados os estoques e os fluxos de utilização dos ativos naturais.

Com esses resultados, espera-se contribuir para a derivação de estudos sobre as transformações ocorridas nas formas de ocupação do Território Nacional.