O Sistema de Contas Nacionais - SCN apresenta informações sobre a geração, a distribuição e o uso da renda no País. Há também dados sobre a acumulação de ativos, o patrimônio financeiro e sobre as relações entre a economia nacional e o resto do mundo.
Com este informativo, o IBGE dá prosseguimento à divulgação dos resultados do Sistema de Contas Nacionais - referência 2010 e apresenta comentários analíticos sobre os seus principais destaques em 2020, ano em que a pandemia de COVID-19 impactou a economia mundial. Esses comentários, ilustrados graficamente, traçam comparações em relação a 2019 e, para alguns indicadores, discorrem sobre a evolução da série desde 2000, fornecendo, assim, uma síntese do desempenho da economia brasileira ao longo do período.
A exemplo das edições anteriores, o presente informativo também está disponibilizado no portal do IBGE na Internet, acompanhado das Tabelas de Recursos e Usos, das Contas Econômicas Integradas, e das Tabelas Sinóticas para o período de 2000 a 2020. As Tabelas de Recursos e Usos mostram os fluxos de oferta e demanda dos bens e serviços, bem como a geração da renda e do emprego em cada atividade econômica. As Contas Econômicas Integradas, núcleo central do Sistema, oferecem uma visão do conjunto da economia, descrevendo, para cada setor institucional, seus fenômenos essenciais – produção, consumo, acumulação e patrimônio – e suas inter-relações. As Tabelas Sinóticas, por sua vez, reúnem as principais grandezas calculadas no Sistema de Contas Nacionais e permitem identificar, para cada ano do período considerado, os seguintes indicadores: o Produto Interno Bruto - PIB; a composição da oferta e da demanda agregada; a geração, a distribuição e o uso da renda nacional; a acumulação de capital; a capacidade ou necessidade de financiamento; as transações correntes com o resto do mundo; a renda per capita; a evolução da carga tributária; e a desagregação dos setores público e privado, para alguns agregados, entre outras informações da economia brasileira.
Os informativos do Sistema de Contas Nacionais também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas, em que se destaca um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados, são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página, que reúne, ainda, a metodologia completa do Sistema e um conjunto de notas metodológicas, organizadas por temas, em que são apresentados os seus quadros componentes, bem como os detalhes das mudanças realizadas com a implantação da série com referência em 2010.
As informações da série do Sistema de Contas Nacionais - referência 2010, cabe ressaltar, são apresentadas segundo uma classificação de produtos e atividades integrada com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e estão em conformidade com o System of national accounts 2008, SNA 2008, manual preparado sob os auspícios da Organização das Nações Unidas - ONU, Comissão Europeia - Eurostat, Fundo Monetário Internacional - FMI, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - OCDE e Banco Mundial, o que reflete o compromisso do IBGE com a sistemática de revisões periódicas de suas práticas, conforme preconizam as recomendações internacionais.