Os volumes da coleção Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil fornecem uma visão abrangente e integrada do meio natural do País, reunindo estatísticas, análises e avaliações sobre a distribuição espacial de seus elementos em escala de mapeamento e classificações uniformes.

Ao retomar o tema Pedologia, o IBGE amplia o foco do livro inaugural dessa coleção, que explorou, entre outros aspectos, as principais características dos tipos de solos do Território Nacional, de acordo com as classes do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - SiBCS, apresentando,  neste quarto volume, um estudo das correlações entre as classes de solos e de relevo inclusas nas unidades de mapeamento, com interpretações de suas potencialidades e limitações, sob a perspectiva do desenvolvimento agrícola. Com esse propósito, foram identificadas cinco categorias de terras, hierarquizadas em função de suas potencialidades e limitações quanto ao uso agrícola – muito boa, boa, moderada, restrita e fortemente restrita.

Como fruto desse estudo, a publicação apresenta o Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras, bem como as distribuições nacional e regional espacializadas das cinco classes de potencialidades então identificadas, as quais são acompanhadas de estatísticas sobre as áreas territoriais das Grandes Regiões e Unidades da Federação e as respectivas áreas ocupadas por cada uma dessas classes. As análises ora divulgadas seguem os princípios básicos e os conceitos já expostos no Mapa de Potencialidade Agrícola que integra o Atlas nacional do Brasil Milton Santos, publicado, em 2010, pelo IBGE, porém são baseadas em referenciais atualizados em maior escala de análise, disponíveis no Banco de Dados de Informações Ambientais - BDiA, também do Instituto.

A publicação, também acessível no portal do IBGE na Internet, inclui notas técnicas com aspectos metodológicos do presente estudo e informações sobre os principais solos relacionados às referidas classes de potencialidades, além de um glossário com os termos considerados essenciais à apreensão desses resultados.