Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para o tema contemplado neste informativo, foram acumulados os dados correspondentes ao quarto trimestre de 2021.

A presente investigação, fruto de parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, visa atender a uma grande demanda da sociedade por dados atualizados e periódicos sobre violência e segurança pública, e seus resultados, correspondentes ao módulo Furtos e Roubos, estão estruturados em duas dimensões de análise.

A primeira focaliza aspectos relacionados à vitimização, tais como: número de domicílios com moradores vítimas de furto ou roubo, patrimônio subtraído, local de ocorrência do evento, procura pela polícia ou guarda municipal para registro da ocorrência, motivo da não procura pela polícia, perfil social das vítimas de roubo, uso e tipo de arma nesses casos, entre outras informações. Tratando-se de furto ou roubo de bens comuns ao domicílio (carro, moto, bicicleta), assim como do próprio domicílio, a investigação recaiu sobre algum morador do domicílio; e, no caso de bens fora do domicílio, considerou-se cada morador de 15 anos ou mais de idade.

A segunda dimensão de análise, envolvendo os domicílios em que foram identificados moradores de 15 anos ou mais de idade, contempla a existência de mecanismos para proteção de tais unidades contra eventos violentos, por meio de dispositivos, funcionários de segurança ou animais de guarda.

Em ambas as abordagens, com detalhamento geográfico para Brasil e Grandes Regiões, os indicadores têm como período de referência os últimos 12 meses em relação à data da entrevista, e os comentários, ilustrados graficamente, buscam ressaltar as principais diferenças regionais observadas.

Cumpre realçar que, anualmente, são divulgados, sobretudo pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública - FBSP, dados nacionais e estaduais sobre furtos e roubos oriundos dos registros policiais. No entanto, diversos crimes não são registrados nas delegacias de polícia, o que torna as estatísticas ora divulgadas, resultantes de uma pesquisa domiciliar, essenciais para se entender e dimensionar, corretamente, a vitimização por furtos e roubos no País.

Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.