Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para o tema contemplado neste informativo, foram acumulados os dados correspondentes ao quarto trimestre de 2021.

A presente investigação, resultante de parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, reúne duas abordagens.

A primeira avalia a percepção pessoal do informante selecionado no domicílio relativamente à sua segurança, questionando-se para tal a existência de serviços públicos e a sua qualidade; a ocorrência de incivilidades, assim consideradas as ações não criminais que potencializam a percepção de risco de vitimização; a ocorrência de crimes nos arredores do domicílio; a confiança em pessoas (familiares ou parentes, amigos, colegas de trabalho, escola ou outra atividade, além de vizinhos) e instituições (polícia civil, polícia militar, guarda municipal, bombeiros, justiça e forças armadas); e a mudança de hábitos devido à sensação de insegurança.

A segunda abordagem vem ao encontro do indicador 16.1.4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, que se refere à “proporção da população que se sente segura quando caminha sozinha na área onde vive”, no âmbito da Meta 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.  Com esse propósito, investigou-se o grau de segurança do informante selecionado no domicílio, ao andar sozinho nas redondezas ou arredores dessa unidade à noite, com as respostas variando em uma escala de “muito inseguro” a “muito seguro”, conforme metodologia desenvolvida pelas Nações Unidas.

Os indicadores se pautam em uma subamostra de moradores de 15 anos ou mais de idade em que apenas o informante selecionado pôde responder, pessoalmente, ao módulo Sensação de Segurança da pesquisa. São apresentados para o total Brasil e, em alguns casos, desagregados por Grandes Regiões, sexo, grupos de idade, cor ou raça e situação do domicílio, acompanhados de comentários, ilustrados graficamente, que buscam ressaltar os principais aspectos observados.

Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.