A Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC é um levantamento pormenorizado de registros administrativos sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial a prefeitura, compreendendo, também, diferentes aspectos das políticas públicas setoriais sob responsabilidade dessa esfera governamental. Seus resultados permitem a consolidação de uma base de dados estatísticos e cadastrais atualizados, com indicadores de avaliação e monitoramento dos quadros institucional e administrativo das municipalidades, sob a perspectiva da gestão.

A exemplo das edições anteriores, os dados ora apresentados estão agregados por classes de tamanho da população, Grandes Regiões e Unidades da Federação, tendo como norte a ampliação e a atualização permanente das variáveis historicamente investigadas. Organizada em oito capítulos temáticos, a publicação apresenta análises, vastamente ilustradas, que evidenciam os aspectos mais relevantes dos resultados da presente investigação e traçam comparações com aqueles obtidos em inquéritos anteriores.

 Cumpre realçar que as estatísticas relacionadas à pandemia de COVID-19, propagada em uma segunda onda devido ao surgimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 em 2021, foram especialmente contempladas em duas dimensões de análise. A primeira enfoca as transformações observadas na gestão municipal da cultura, face à suspensão das atividades presenciais e coletivas que caracterizavam o setor até então; a consequente reinvenção dos serviços e produtos culturais, que intensificaram sua disponibilização on-line, ou passaram a ser oferecidos nesse formato; e a resposta do poder público, por meio de ações emergenciais, com base na  aplicação da Lei Aldir Blanc (Lei n. 14.017, de 29.06.2020). A segunda dimensão de análise aborda as medidas tomadas pelas prefeituras para o enfrentamento da doença em suas municipalidades, entre as quais se destacam a existência de local com condições de realizar testes PCR ou sorológicos em pacientes suspeitos de COVID-19; a existência de casos confirmados; e a instalação de tendas de triagem para o combate da doença nessas localidades.

A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa e um glossário com os conceitos considerados essenciais para a compreensão de seus resultados. 

No portal do IBGE na Internet, além do presente volume, podem ser consultadas, ainda, a base de dados completa da MUNIC 2021 e as tabelas de resultados do Questionário Básico da pesquisa.

As estatísticas ora divulgadas possibilitam identificar as carências existentes nos Municípios brasileiros, contribuindo, assim, para a democratização da gestão pública por meio da formulação e do aprimoramento de políticas diferenciadas para questões específicas de suas populações.