A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - Estadic é um levantamento pormenorizado de registros administrativos sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas estaduais, em especial o governo do Estado, compreendendo, também, diferentes aspectos das políticas setoriais sob responsabilidade dessa esfera governamental. Seus resultados permitem a consolidação de uma base de dados estatísticos e cadastrais atualizados, com indicadores de avaliação e monitoramento dos quadros institucional e administrativo das Unidades da Federação sob a perspectiva da gestão.

Com esta publicação, o IBGE divulga os resultados da pesquisa realizada em 2021 nesses 27 entes federados, tendo como norte a ampliação e a atualização permanente das variáveis investigadas desde 2012, ano da primeira edição do levantamento. Organizada em cinco capítulos, a publicação apresenta análises, vastamente ilustradas, que evidenciam os aspectos mais relevantes dos resultados da presente investigação e traçam comparações com aqueles obtidos em inquéritos anteriores.

Ao retomar o tema cultura, objeto de interesse a cada quatro anos, esta edição da pesquisa procurou preservar a comparabilidade de quesitos importantes, porém traz significativos aperfeiçoamentos e mudanças em relação à edição pregressa, realizada em 2018, em virtude da incorporação de novos tópicos à investigação. Entre eles, cabe especial destaque à captação de informações sobre as transformações ocorridas na gestão estadual da cultura, face à suspensão das atividades presenciais e coletivas impactadas pelo  surgimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 em 2021; a consequente reinvenção dos serviços e produtos culturais, que intensificaram sua disponibilização on-line, ou passaram a ser oferecidos nesse formato; e a atuação do poder público, tanto pelo desembolso de recursos financeiros diretos, a partir da aplicação da Lei Aldir Blanc (Lei n. 14.017, de 29.06.2020), quanto pelo apoio não financeiro destinado às atividades culturais, também pesquisado pela primeira vez.

A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa e um glossário com os conceitos considerados essenciais para a compreensão de seus resultados. 

No portal do IBGE na Internet, além do presente volume, pode ser consultada, ainda, a base de dados completa da Estadic 2021.

As estatísticas ora divulgadas refletem as diferentes realidades do País e contribuem para a democratização da gestão pública por meio da formulação e do aprimoramento de políticas diferenciadas para questões específicas de suas populações.