Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para o tema contemplado neste informativo, foram acumulados os dados correspondentes ao segundo trimestre de 2022.

A presente investigação, fruto de parceria com o Ministério da Saúde, objetiva avaliar  o cuidado infantil prestado pelas equipes profissionais nas unidades de Atenção Primária à Saúde, a partir das respostas das pessoas responsáveis pela saúde das crianças menores de 13 anos de idade que receberam pelo menos um atendimento em uma Unidade Básica de Saúde ou em uma Unidade de Saúde Familiar, popularmente chamadas de “postinho”, “posto de saúde”, “centro de saúde”, “unidade de saúde da família”, entre outras designações. Esses respondentes atribuíram uma nota ao serviço então prestado, tendo como referência a última consulta realizada nos 12 meses anteriores à data da entrevista.

O módulo da PNAD Contínua utilizado para essa investigação constitui uma versão adaptada e reduzida do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde (do inglês Primary Care Assessment Tool - PCATool), também validado no Brasil pelo Ministério da Saúde, e cuja metodologia vem sendo adotada por diversos países, com adaptações às suas respectivas realidades locais, para a comparação internacional de tais serviços. Assim, com base nessa versão adaptada e reduzida do PCATool, foram avaliados alguns atributos da Atenção Primária à Saúde dispensada aos pacientes menores de 13 anos de idade, por meio de escores, variáveis de 0 a 10, atribuídos pelos seus responsáveis. Segundo a metodologia em pauta, cumpre destacar, um escore superior a 6,6 aponta que os serviços ofertados estão orientados para um atendimento com qualidade.

Os resultados ora apresentados sintetizam, portanto, as avaliações obtidas das pessoas responsáveis pelas crianças menores de 13 anos que constituem o objeto de interesse da investigação e são complementados com informações tanto sobre o seu grau de parentesco com tais pacientes e o seu nível de escolaridade, quanto sobre o sexo, o grupo de idade e a cor ou raça dessas crianças. São apresentados para o total Brasil, bem como por Grandes Regiões, e desagregados por Unidades da Federação no caso específico de dois indicadores: o Net Promoter Score (NPS), amplamente utilizado pelos planos privados de assistência à saúde e, mais recentemente, pelas unidades do Sistema Único de Saúde - SUS para medir o grau de satisfação com o serviço ofertado; e o escore geral de avaliação dos serviços de Atenção Primária à Saúde no SUS. Os comentários, ilustrados graficamente, buscam ressaltar as principais diferenças regionais observadas.

Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.