A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua se destina a fornecer informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho, associadas a características demográficas e de educação, e, também, para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, além de produzir resultados anuais sobre temas permanentes da pesquisa e investigar outros aspectos relevantes, de acordo com as necessidades de informação. Para esse fim, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, sendo as informações sobre as outras formas de trabalho captadas na quinta visita ao domicílio.
Os dados assim obtidos se referem às pessoas de 14 anos ou mais de idade e abarcam as atividades não consideradas como ocupação pela pesquisa. Integram esse rol os afazeres domésticos no domicílio ou em domicílio de parente; o cuidado de pessoas (crianças, idosos, enfermos ou pessoas com necessidades especiais) no domicílio ou de parentes não moradores; a produção para o próprio consumo; e o trabalho voluntário, definindo-se como tal o trabalho não compulsório, realizado por pelo menos uma hora na semana de referência, sem o recebimento de remuneração em dinheiro ou benefícios, com o objetivo de produzir bens ou serviços para terceiros, isto é, para pessoas não moradoras do domicílio e não parentes. As atividades não consideradas como ocupação pela PNAD Contínua são classificadas como outras formas de trabalho porque não são precificadas ou tratadas como parte do Produto Interno Bruto - PIB do País.
Cabe recordar que, devido à pandemia de COVID-19, a investigação das outras formas de trabalho não foi realizada em 2020 e 2021. Assim, com o lançamento do presente informativo, o IBGE retoma a análise dos indicadores relacionados ao tema em 2022, confrontando-os com os obtidos em 2019, ano de referência da divulgação pregressa.
A exemplo das edições anteriores, os comentários analíticos contemplam, para cada uma das formas de trabalho, os seguintes indicadores: taxa de realização, que corresponde ao percentual de pessoas que realizaram a atividade em relação ao total de pessoas de 14 anos ou mais de idade; número médio de horas semanais dedicadas às atividades consideradas; e percentual das pessoas de 14 anos ou mais de idade que as realizaram, segundo algumas características sociodemográficas, como sexo, cor ou raça, grupos de idade, nível de instrução, situação na ocupação, e condição no domicílio. Os comentários são ilustrados graficamente e destacam os principais aspectos observados em cada uma das perspectivas de análise, para o conjunto do País e por Grandes Regiões.
Cumpre realçar que os resultados estimados incorporam a reponderação da PNAD Contínua ocorrida em 2021, cujos dados consideram os totais populacionais, por sexo e grupos etários, segundo projeções populacionais baseadas no Censo Demográfico 2010.
Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.