A Pesquisa Anual de Comércio - PAC tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade comercial no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, receitas, custos e despesas, margem de comercialização e valor adicionado. Seus resultados constituem uma importante fonte de dados para compreender o comportamento do mercado sob a lógica da oferta, uma vez que as atividades comerciais empregam significativa parcela da população e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais - SCN.
O presente informativo tece comentários gerais sobre os principais resultados da PAC relativos a 2021, abarcando o comércio de veículos, peças e motocicletas, o comércio por atacado e o comércio varejista. Discorre sobre a caracterização das empresas a partir de variáveis relacionadas a faturamento (receita bruta e receita operacional líquida), margem de comercialização, concentração de mercado (participação no valor da receita líquida de revenda) e perfil do emprego (pessoal ocupado), com detalhamentos por Grandes Regiões e Unidades da Federação. Os indicadores foram confrontados com aqueles observados em 2012 para ilustrar as mudanças estruturais ocorridas entre os extremos de uma série de 10 anos, contudo, dados os potenciais impactos nos resultados da pesquisa em virtude da pandemia de COVID-19, também foram estabelecidas comparações com 2019 e 2020, anos anterior e inicial dessa emergência sanitária, e com outros pontos da série histórica inaugurada em 2007, realçando-se, assim, aspectos relevantes do comportamento do mercado ao longo do tempo.
Os informativos da PAC também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, classificação de atividades, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outras considerações de natureza metodológica.
O portal disponibiliza ainda o plano tabular completo da PAC, por divisões, grupos e classes de atividade, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação, bem como os resultados referentes às empresas comerciais com 20 ou mais pessoas ocupadas.
O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos para o planejamento público e privado, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.
Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa anual de comércio, da Série Relatórios Metodológicos.
Publicações complementares:
Estatísticas do cadastro central de empresas (anual)
Indicadores IBGE: pesquisa mensal de comércio (mensal)