A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua se destina a fornecer informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho, associadas a características demográficas e de educação, e, também, para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, além de produzir resultados anuais sobre temas permanentes da pesquisa e investigar outros aspectos relevantes, de acordo com as necessidades de informação. No quarto trimestre de 2022, pela primeira vez no âmbito da pesquisa, foram obtidas informações sobre teletrabalho e trabalho por meio de plataformas digitais, relativas ao trabalho único ou principal das pessoas de 14 anos ou mais de idade ocupadas na semana de referência.
A investigação desse tema ocorreu em um período em que o mundo do trabalho foi afetado por importantes acontecimentos, notadamente pelo advento da pandemia de COVID-19, iniciada em 2020, a partir da qual se observou a expansão não só do número de pessoas que passaram a trabalhar de forma remota, sobretudo no próprio domicílio, mas também do uso de plataformas digitais para o exercício do trabalho, em decorrência de variados fatores. Entre eles, destacam-se a disponibilização de múltiplos aplicativos com oportunidades de obtenção de alguma renda; a demanda por determinados produtos e serviços online; e a busca por maior flexibilidade em relação a horários e locais de trabalho, por parte de muitos trabalhadores, paralelamente ao interesse de redução de custos e acesso a novos mercados, por parte de empresas.
Os indicadores obtidos em tal investigação permitem delinear o perfil sociodemográfico e as características do trabalho da população ocupada que utilizava plataformas digitais para o exercício do trabalho, assim como das pessoas que estavam em trabalho remoto ou em teletrabalho no período de referência considerado, e são objetos do presente informativo. Os comentários são ilustrados graficamente e realçam os principais aspectos observados em cada uma das perspectivas de análise, para o conjunto do País e por Grandes Regiões. Para alguns indicadores, são disponibilizadas tabelas com informações desagregadas por Unidades da Federação e Regiões Metropolitanas no portal do IBGE na Internet.
As estatísticas ora divulgadas, cumpre destacar, são experimentais, isto é, estão sob avaliação porque ainda não atingiram um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia, contudo permitem a construção de uma base de dados com vistas a melhor quantificar e compreender os fenômenos do trabalho plataformizado e do teletrabalho no País.
Cumpre realçar, ainda, que os resultados estimados incorporam a reponderação da PNAD Contínua ocorrida em 2021, cujos dados consideram os totais populacionais, por sexo e grupos etários, segundo projeções populacionais baseadas no Censo Demográfico 2010.
Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros tópicos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.