A Pesquisa da Pecuária Municipal - PPM investiga, anualmente, informações sobre os efetivos das espécies animais criadas e as produções de leite, ovos de galinha e de codorna, mel de abelha, lã bruta, casulos do bicho-da-seda, além da aquicultura (piscicultura, carcinicultura e malacocultura), constituindo, assim, a principal fonte de estatísticas desse segmento econômico.

Com o lançamento deste informativo, o IBGE apresenta comentários gerais sobre os principais resultados da PPM relativos a 2022, em que se destacam a distribuição espacial dos principais rebanhos e produtos de origem animal no território, por Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios, sua participação relativa no valor total das produções regional e nacional, bem como os fatores considerados de maior influência nos resultados. Outras estatísticas do IBGE sobre o tema e informações provenientes da Secretaria de Comércio Exterior - Secex, do então Ministério da Economia, enriquecem as análises apresentadas, fornecendo um amplo panorama da pecuária brasileira.

O IBGE disponibiliza ainda o plano tabular completo da PPM no Sistema IBGE de Recuperação Automática - Sidra, que possibilita a construção de tabelas para todos os níveis de divulgação da pesquisa – Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões e Microrregiões Geográficas, e Municípios.

Outros dados estruturais sobre o tema são investigados no Censo Agropecuário, enquanto o acompanhamento conjuntural, por meio de pesquisas mensais, trimestrais e semestrais também realizadas pelo Instituto.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisas agropecuárias, da Série Relatórios Metodológicos.