Com o lançamento do presente informativo, o IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, as Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus - Suframa, apresenta comentários analíticos sobre os principais destaques do Produto Interno Bruto - PIB dos Municípios - referência 2010, contemplando o ano de 2021. Esses resultados são comparáveis entre si e estão plenamente integrados às séries do Sistema de Contas Nacionais - SCN e do Sistema de Contas Regionais - SCR do Brasil, em conformidade, portanto, com o manual System of national accounts 2008, SNA 2008, e com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.

São apresentados, a preços correntes, os valores adicionados brutos da Agropecuária, da Indústria e dos Serviços, que constituem os três grandes setores de atividade econômica, além da Administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social, devido à sua relevância na economia brasileira, bem como informações sobre os impostos, líquidos de subsídios, o PIB e o PIB per capita dos Municípios brasileiros.

Os comentários, ilustrados por meio de tabelas, gráficos e mapas, realçam aspectos observados em 2021, confrontando-os com os de 2020, e, para alguns tópicos, também com 2002, início da série estudada, fornecendo, assim, uma síntese do desempenho municipal da economia no período considerado. São apresentadas, ainda, análises geográficas mais detalhadas das estimativas do PIB dos Municípios, de acordo com a sua distribuição no País. Esse trabalho, realizado em parceria com a Diretoria de Geociências do IBGE, permite a interpretação dos dados com base em tipologias e regionalizações que conferem outros significados aos indicadores estimados, ao evidenciar padrões de concentração e dispersão associados às formas e densidades de povoamento, bem como às funções econômicas e político-administrativas das diferentes partes do Território Nacional.

Os informativos do PIB dos Municípios também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas, em que se destaca um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados, são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página, que reúne, ainda, o banco de dados, por Municípios, referente aos anos de 2010 a 2021, e a série de 2002 a 2009. Para os anos anteriores a 2010, cabe ressaltar, realizou-se a retropolação das estimativas até 2002, tendo em conta a disponibilidade de informações para o período.  

Observações importantes

Cumpre informar que as estimativas correspondentes aos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, relativas a 2021, que dependem das informações sobre as saídas de mercadorias, foram evoluídas segundo o consumo de energia elétrica. Excepcionalmente, também, nesta divulgação, as estimativas referentes aos Municípios dos Estados de Pernambuco e Goiás, para 2019, foram revisadas em virtude da atualização das estatísticas sobre as saídas de mercadorias.