O Censo Demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os Municípios brasileiros e em seus recortes territoriais internos, fornecendo valiosos subsídios à administração pública e ao planejamento social e econômico do País.
Com esta quinta divulgação temática da pesquisa, o IBGE traz a público informações que permitem conhecer o quantitativo da população residente no Território Nacional sob a perspectiva do seu pertencimento étnico-racial, considerando-se para tal dois princípios norteadores: a categorização de cor ou raça historicamente investigada desde o Censo Demográfico 1991 (branca, preta, amarela, parda e indígena); e a adoção, pela primeira vez, de metodologias quantitativa e qualitativa que visaram compreender os diferentes aspectos da percepção pessoal acerca de tais categorias, posto que variados critérios de pertencimento identitário podem ser usados para essa classificação (origem familiar, cor da pele, traços físicos, etnia, entre outros), e as cinco categorias estabelecidas podem ser entendidas, também, de forma variável pelo informante.
As estatísticas disponibilizadas, contemplando os recortes Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios, estão organizadas em quatro dimensões de análise. A primeira focaliza a população residente para cada categoria de cor ou raça e a sua respectiva participação relativa no total da população residente. A segunda discorre sobre a população residente para cada categoria de cor ou raça; o total de pessoas indígenas, por grupos de idade; a participação relativa de cada categoria de cor ou raça, desagregada por grupos de idade, no total da população residente; e resultados dos indicadores idade mediana e índice de envelhecimento para cada categoria de cor ou raça e para o total de pessoas indígenas. A terceira dimensão de análise aborda a população residente para cada categoria de cor ou raça; o total de pessoas indígenas, por sexo; a participação relativa de cada categoria de cor ou raça, desagregada por sexo, no total da população residente; e resultados do indicador razão de sexo para cada categoria de cor ou raça e para o total de pessoas indígenas. A quarta dimensão de análise, por sua vez, abarca a população residente para cada categoria de cor ou raça; o total de pessoas indígenas, por sexo e grupos de idade; a participação relativa de cada categoria de cor ou raça, desagregada por sexo e grupos de idade, no total da população residente; e resultados dos indicadores idade mediana e índice de envelhecimento para cada categoria de cor ou raça e para o total de pessoas indígenas.
Em abordagem complementar, a publicação traz ainda um panorama da participação de cada uma das cinco categorias de cor ou raça consideradas no total da população residente na Amazônia Legal, em virtude de sua representatividade espacial no território brasileiro.
Oportunamente, os pertencimentos étnico-quilombola e étnico-indígena serão plenamente dimensionados em publicações específicas, contribuindo, dessa forma, para a ampliação do conhecimento da sociedade sobre a diversidade, tanto social quanto territorial, desses contingentes populacionais.
As notas técnicas que integram a publicação discorrem sobre os conceitos e definições adotados na investigação e sintetizam os procedimentos gerais utilizados na coleta e no tratamento dos dados da presente edição da pesquisa.
Esse conjunto de informações está disponibilizado em variados pontos de acesso no portal do IBGE na Internet, entre os quais o Sistema IBGE de Recuperação Automática - Sidra, o canal Panorama Censo 2022, a Plataforma Geográfica Interativa - PGI, bem como a página da pesquisa, que reúne múltiplas informações sobre a execução da operação.