O Censo Demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os Municípios brasileiros e em seus recortes territoriais internos, fornecendo valiosos subsídios à administração pública e ao planejamento social e econômico do País.
Ao longo da última década, desde o Censo Demográfico 2010, foi possível notar a grande demanda da sociedade por dados mais desagregados, construídos para recortes territoriais diferentes daqueles usualmente publicados, ou que ainda não compunham delimitações territoriais formais previamente estabelecidas.
Sensível a tais expectativas, o IBGE disponibiliza, na presente divulgação de agregados do universo do Censo Demográfico 2022, informações tabulares sobre os totais de pessoas e de domicílios por espécie, bem como sobre a média de moradores em domicílios particulares ocupados, por Setores Censitários preliminares.
Os Setores Censitários, cumpre realçar, constituem a principal unidade territorial de coleta e divulgação de dados estatísticos do IBGE e correspondem a uma porção em que o Território Nacional é fragmentado, considerando-se as estruturas territoriais, com vistas a permitir o levantamento de estatísticas nos prazos estabelecidos para a coleta. Eles são identificados por um geocódigo único em nível nacional, composto a partir dos geocódigos do Subdistrito, do Distrito, do Município, do Estado e da Grande Região em que estão inseridos. Nesta divulgação, os Setores Censitários representados são considerados preliminares porque, pela primeira vez, devido aos avanços tecnológicos, será possível, antes da divulgação dos agregados definitivos, implementar melhorias na Base Territorial e nas suas classificações territoriais a partir dos dados coletados na operação. Nesse sentido, o IBGE vem realizando vários procedimentos de crítica e adequação dos Setores Censitários à configuração territorial existente na data de referência da pesquisa para que alcancem a sua formatação definitiva, de tal forma a viabilizar uma nova agregação estatística acompanhada de maior quantitativo de variáveis associadas. O objetivo da antecipação de tais informações é garantir que os resultados censitários cheguem à sociedade com a maior celeridade possível, possibilitando, assim, a sua aplicação, segundo a perspectiva de interesse dos usuários.
Além das informações sobre população e domicílios, são disponibilizados, também, o dicionário de dados e os arquivos em formato vetorial, os quais reúnem as estatísticas associadas à geometria da Malha de Setores Censitários preliminares. Essa divulgação possibilita o conhecimento mais desagregado dos dados publicados, em 2023, no volume Censo Demográfico 2022: população e domicílios: primeiros resultados.
Adicionalmente às informações agregadas por Setores Censitários preliminares, a presente divulgação contempla agregações também por Distritos e Subdistritos, o que permite ao usuário interessado consultas diretas a esses recortes territoriais.
Os dados ora divulgados possibilitam uma gama de aplicações práticas, a partir do conhecimento detalhado dos totais de população e domicílios existentes no conjunto de Setores Censitários que compõem uma determinada área de interesse do usuário. A informação assim detalhada enriquece as análises de fenômenos, como áreas de risco de deslizamentos, enchentes, queimadas, entre outros impactos socioambientais que estejam sendo observados em recortes territoriais mais específicos, possibilitando, inclusive, o consumo desses dados diretamente em Sistemas de Informações Geográficas - SIGs para análises mais complexas.
Cabe ressaltar que, para a apresentação dos agregados ora divulgados, utilizou-se a Malha de Setores Censitários preliminares, que está sujeita a possíveis mudanças em sua geometria para a versão definitiva. Por conta disso, e buscando preservar o sigilo das informações ora divulgadas, em caso de mudanças nessas geometrias, tais agregados compreendem uma quantidade reduzida de informações quando comparados ao que já foi disponibilizado, até o presente momento, nas divulgações temáticas do Censo Demográfico 2022.
A próxima divulgação de agregados, a ser construída a partir da Malha de Setores Censitários definitivos 2022, incluirá as demais variáveis e os seus respectivos cruzamentos, de acordo com as informações então disponíveis. É importante salientar que, por conta da natureza preliminar dos resultados ora trazidos a público, podem ocorrer divergências entre as estatísticas representadas nesses Setores Censitários preliminares e aquelas de sua versão definitiva, cuja divulgação ocorrerá oportunamente.
As notas metodológicas que acompanham esta divulgação discorrem sobre os conceitos e as definições adotados na investigação e sintetizam os procedimentos gerais utilizados na coleta e no tratamento dos dados do Censo Demográfico 2022, cujos avanços tecnológicos conferiram um alto nível de precisão aos seus resultados, entre outras considerações de natureza metodológica.
Este conjunto de informações está disponibilizado em variados pontos de acesso no portal do IBGE na Internet, entre os quais os canais Panorama Censo 2022 e Malha de Setores Censitários, e a página da pesquisa, que reúne múltiplos aspectos da execução da operação.