A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua se destina a fornecer informações sobre a inserção da população no mercado de trabalho, associadas a características demográficas e de educação, e, também, para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País, além de produzir resultados anuais sobre temas permanentes da pesquisa e investigar outros aspectos relevantes, selecionados de acordo com as necessidades de informação.

Cabe recordar que, a partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta, com redução considerável da taxa de aproveitamento da amostra, o que dificultou a mensuração de alguns indicadores dos módulos temáticos investigados exclusivamente na primeira visita, da qual se originam as informações em tela. Por essa razão, as características adicionais do mercado de trabalho apresentadas neste informativo são confrontadas, em especial, com as obtidas em 2022, ano de referência da última divulgação, e com alguns pontos da série histórica de 2012 a 2019 para ilustrar as principais modificações ocorridas ao longo desse período.

A publicação traz comentários analíticos sobre variados aspectos do tema, entre os quais se destacam: população ocupada; associação a sindicato, por posição na ocupação, grupamentos de atividade, categoria do emprego e nível de instrução; empregadores e trabalhadores por conta própria em empreendimentos registrados no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, por grupamentos de atividade e nível de instrução; adesão a cooperativa de trabalho ou produção; e local de exercício do trabalho. Os comentários são ilustrados graficamente e realçam os principais indicadores observados em cada uma das perspectivas de análise, para o conjunto do País e por Grandes Regiões.

Cumpre realçar que os resultados estimados incorporam a reponderação da PNAD Contínua ocorrida em 2021, considerando-se para tal os totais populacionais, por sexo e grupos etários, provenientes das Projeções da População do Brasil e Unidades da Federação, Revisão 2018, também calculadas pelo IBGE.

As notas técnicas sobre a PNAD Contínua são divulgadas em separado e podem ser acessadas, também, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas, periodicamente, por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.