O Cadastro Central de Empresas - Cempre constitui um importante acervo de dados sobre o universo das empresas e outras organizações formais e suas respectivas unidades locais existentes no Brasil, ao reunir informações cadastrais e econômicas oriundas de pesquisas anuais do IBGE nas áreas de Indústria, Construção, Comércio e Serviços, além de registros administrativos como o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged. Esses dois últimos registros estão sendo substituídos, gradativamente, pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - eSocial.
Com o lançamento desta publicação, o IBGE apresenta comentários analíticos sobre as estatísticas desse universo relativas a 2022, segundo a atividade econômica, a natureza jurídica, o porte e a distribuição geográfica das empresas e outras organizações, com destaque para a participação do pessoal ocupado assalariado, por sexo e nível de escolaridade. Nesta edição, cumpre destacar, foram incorporados, pela primeira vez, todos os estabelecimentos com situação ativa no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, em 31.12, exceto os microempreendedores individuais (MEIs). A incorporação desse conjunto de registros ao levantamento modificou o critério de seleção das unidades ativas, configurando uma nova forma de apresentação da estrutura empresarial brasileira, o que, em conjunto com outros fatores, resultou em uma nova série histórica a partir do ano-base 2022.
As análises ora apresentadas traçam um panorama geral das organizações formais ativas e suas variáveis econômicas, como número total de empresas e outras organizações; pessoal ocupado total e assalariado; salários e outras remunerações; e salários médios mensais, no ano de referência. O enfoque regional, por sua vez, fornece informações sobre as unidades locais e suas variáveis econômicas, com o objetivo de mostrar a distribuição geográfica dessas unidades no território brasileiro.
A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre o Cempre, bem como sobre os tratamentos dos dados, os procedimentos relacionados à implementação da nova série e a disseminação dos resultados, além de um glossário com a conceituação da terminologia utilizada.
Essas informações também podem ser acessadas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza, ainda, o plano tabular completo das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas 2022 em níveis detalhados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e nos diferentes níveis geográficos abrangidos nessa investigação: Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios. Tabulações customizadas para todos os Municípios e em todos os níveis da CNAE 2.0 podem ser realizadas também no portal, no Sistema IBGE de Recuperação Automática - Sidra.