Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para o tema contemplado no presente informativo, foram acumulados os dados correspondentes ao quarto trimestre de 2023.
Os dados assim obtidos têm como foco o acesso à Internet e à televisão e a posse de telefone móvel celular para uso pessoal, com detalhamento geográfico para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. As informações sobre os domicílios particulares permanentes resultam de um bloco de perguntas próprias do tema Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, quando da captação dos dados sobre habitação, enquanto as relacionadas às pessoas de 10 anos ou mais de idade, de aplicação de questionário específico.
O presente informativo traz comentários analíticos sobre variados indicadores e contempla novas perspectivas de análise em relação a edições anteriores a 2022, quando ocorreram reformulações nos questionários sobre domicílios e pessoas. Por essa razão, a série histórica de alguns indicadores foi interrompida, enquanto outras séries foram iniciadas a partir do referido ano.
Quanto aos domicílios, são abordadas as seguintes questões: existência de televisão e o seu tipo (tela fina ou de tubo); recepção de sinal analógico ou digital de televisão aberta; existência de antena parabólica e o seu tipo; utilização do serviço de televisão por assinatura e os eventuais motivos de sua não aquisição; domicílios sem recepção de sinal de televisão (aberta, fechada ou ambas); acesso a serviço pago de streaming de vídeo; existência de microcomputador ou tablet e de telefone (fixo convencional ou móvel celular); uso da Internet, tipos de conexão presentes no domicílio, bem como indicação do motivo principal de não utilização da Internet na moradia; e existência de dispositivos inteligentes, como câmeras, caixas de som, lâmpadas, ar-condicionado, geladeira, entre outros acessíveis pela Internet.
Com relação às pessoas de 10 anos ou mais de idade, o informativo abarca aspectos da utilização pessoal da Internet, por qualquer meio e em qualquer local, pelo menos em algum momento do período de referência dos últimos três meses que antecederam a data da entrevista no domicílio, tais como: equipamento empregado para acessá-la; frequência de acesso; finalidade de tal acesso; motivo principal de sua não utilização; acesso gratuito à Internet (Wi-Fi) em locais públicos, como estabelecimentos públicos de educação, bibliotecas públicas, estabelecimentos públicos de saúde, praças e parques; e posse de telefone móvel celular para uso pessoal.
Os comentários são ilustrados graficamente e buscam ressaltar as principais diferenças regionais e sociodemográficas observadas nos indicadores analisados.
Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.