A Pesquisa de Inovação Semestral - Pintec Semestral, realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, objetiva a produção de uma nova geração de indicadores sobre a propensão à inovação do setor industrial brasileiro, no âmbito das empresas com 100 ou mais pessoas ocupadas. Os seus resultados decorrem da aplicação de dois questionários nas empresas selecionadas, tendo como período de referência o ano anterior ao da coleta. O questionário utilizado no primeiro semestre é flexível e investiga temas e/ou questões rotativas sob a forma de indicadores temáticos. O questionário empregado no segundo semestre é fixo e se destina, sobretudo, à consolidação de informações sobre a inovação nas empresas, sob a forma de indicadores básicos.
Com o lançamento desta publicação, o IBGE apresenta os indicadores temáticos provenientes do questionário aplicado no primeiro semestre de 2023, segundo duas dimensões de análise. A primeira focaliza a adoção e a difusão de práticas e iniciativas ambientais nos processos de produção, considerando-se os seguintes temas materiais: recursos hídricos, resíduos sólidos, eficiência energética, reciclagem e reuso, uso do solo e emissões atmosféricas. Com essa perspectiva, são examinados os benefícios obtidos a partir das condutas ambientais empreendidas; os fatores contribuintes, bem como as dificuldades identificadas pelas empresas, para o emprego ou não de tais condutas; as relações de cooperação em empresas que possuem condutas ambientais relacionadas aos temas materiais tratados; e as regulações e os incentivos existentes para a realização dessas condutas no âmbito das empresas. A segunda dimensão de análise aborda o uso de biotecnologia nos processos de produção, entendendo-se como tal a aplicação da ciência e da tecnologia aos organismos vivos, assim como suas partes, produtos ou modelos, para alterar o material vivo ou inerte, com a finalidade de produzir conhecimentos, bens ou serviços.
Os resultados estão apresentados segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0.
A exemplo das anteriores, esta edição da Pintec Semestral é divulgada sob o selo de Investigações Experimentais, por se tratar de uma pesquisa nova. Suas estatísticas estão sob avaliação porque ainda não atingiram um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia.
A publicação, também disponibilizada no portal do IBGE na Internet, inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre o levantamento e um glossário com os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados.