O IBGE vem atuando com o Serviço Geológico do Brasil - SGB, a União da Geomorfologia Brasileira - UGB e pesquisadores de diversas instituições de ensino do País com vistas à elaboração de um Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo, o SBCR. Pretende-se, com tal iniciativa, uma taxonomia do relevo em todo o Território Nacional que permita não só a construção de uma linguagem comum, como também a padronização, a estruturação e o estabelecimento de critérios para a sua representação, considerando-se as diferentes subáreas da Geomorfologia, a multiescalaridade, e a diversidade do relevo brasileiro.

Com este lançamento, o IBGE apresenta o roteiro e as discussões ocorridas durante a 2a Excursão Técnica do SBCR, denominada “Adentrando a Planície Pantaneira”, no âmbito do 14o Simpósio Nacional de Geomorfologia - Sinageo, realizado, em agosto de 2023, em Corumbá, no Estado de Mato Grosso do Sul. A excursão contemplou quatro pontos de parada distribuídos ao longo de 420 km, com foco nas principais unidades geomorfológicas e nas formas de relevo características do transecto entre Campo Grande e Corumbá, na transição entre a Bacia Sedimentar do Paraná e o Pantanal.

A publicação discorre sobre a região do Pantanal, com destaque para a porção sul-matogrossense e o trecho percorrido na excursão; traz um panorama da cobertura vegetal e do uso da terra no Estado de Mato Grosso do Sul em relação aos compartimentos de relevo, considerando-se as eventuais mudanças observadas entre 2000 e 2020, com base em mapeamentos realizados pelo IBGE; descreve o roteiro e os pontos de parada selecionados; e compartilha as discussões, os debates e as reflexões ensejadas durante o trajeto, envolvendo, principalmente, as formas de relevo e os processos associados. Complementarmente, são tecidas considerações sobre o evento, ocorrido no dia 24 de agosto de 2023, e as perspectivas de mapeamento geomorfológico da região, segundo o SBCR.

Espera-se que esta publicação, também disponibilizada no portal do IBGE na Internet, possa promover o SBCR e seus avanços, fomentando, assim, o engajamento de pesquisadores e interessados no relevo brasileiro.