O Censo Demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os Municípios brasileiros e em seus recortes territoriais internos, fornecendo valiosos subsídios à administração pública e ao planejamento social e econômico do País.
Com o lançamento desta publicação, o IBGE apresenta mais uma divulgação temática do Censo Demográfico 2022, tendo como foco, nesta oportunidade, a composição domiciliar, baseada na relação de parentesco ou de convivência dos moradores com a pessoa responsável pelo domicílio, e a ocorrência de óbitos entre as pessoas moradoras de um mesmo domicílio. Os resultados abarcam os recortes Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios.
No que respeita à composição domiciliar, são contempladas as características de idade, sexo e cor ou raça da pessoa responsável pelo domicílio, entendendo-se como tal aquela, de 12 anos ou mais de idade, assim indicada e reconhecida pelos demais membros, bem como informações sobre a presença de cônjuge e filho(s). Considerando-se como unidade doméstica a pessoa que morava sozinha, ou o conjunto de pessoas ligadas por relações de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência que vivem em um domicílio particular, são também examinados o tamanho e a espécie das unidades domésticas (unipessoais, nucleares, estendidas ou compostas), a partir da condição de cada morador no domicílio. Cumpre realçar, no entanto, que esses dados não se referem às famílias, cujas estatísticas completas incluem outros quesitos, os quais são investigados no Questionário da Amostra da pesquisa e serão objetos de divulgação futura.
Quanto à ocorrência de óbitos entre as pessoas moradoras de um mesmo domicílio, as informações se referem ao sexo da pessoa falecida, à sua idade ao falecer, bem como ao mês e ao ano de falecimento. Esse tema teve como objetivo permitir a comparação das informações obtidas no Censo Demográfico 2022 com as oriundas da pesquisa Estatísticas do Registro Civil, também realizada pelo IBGE, e do Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM, do Ministério da Saúde, com vistas ao cruzamento com outras variáveis de natureza demográfica e socioeconômica coletadas na operação censitária. Para além do período de 12 meses antes da data de referência do Censo Demográfico 2022, considerou-se, ainda, um total de 40 meses, de 1o de janeiro de 2019 a 31 de julho de 2022, de forma a captar os óbitos acontecidos antes e durante a pandemia de COVID-19
Os comentários analíticos, ilustrados graficamente, evidenciam os principais destaques observados em cada um dos temas, a partir das desagregações mencionadas.
As notas técnicas que integram a publicação discorrem sobre os conceitos e definições adotados na investigação e sintetizam os procedimentos gerais utilizados na coleta e no tratamento dos dados da presente edição da pesquisa.
Esse conjunto de informações está disponibilizado em variados pontos de acesso no portal do IBGE na Internet, entre os quais o Sistema IBGE de Recuperação Automática - Sidra, o canal Panorama Censo 2022, a Plataforma Geográfica Interativa - PGI, bem como a página da pesquisa, que reúne múltiplos aspectos da execução da operação.