A Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da construção no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, custos e despesas, receitas, valor das obras e/ou serviços especializados, e valor adicionado. Seus resultados constituem referência para a análise das atividades que compõem esse segmento e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais - SCN.

Com o presente informativo, o IBGE apresenta os principais resultados da PAIC relativos a 2023, cuja análise, estruturada em cinco seções, abrange os seguintes aspectos: caracterização do valor de incorporações, obras e/ou serviços da construção por setor de atividade, com enfoque na participação do setor público no valor de obras e/ou serviços e o grau de concentração no mercado; perfil do emprego na indústria da construção; estrutura dos custos e despesas das empresas do setor; ranking dos principais produtos das empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas; e estrutura regional das empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas relativamente à produção e à mão de obra. Os resultados foram confrontados com os observados em 2014 para ilustrar as principais modificações estruturais ocorridas entre os pontos extremos de uma série de 10 anos, e, considerando-se os potenciais efeitos econômicos decorrentes da pandemia de COVID-19, são apresentadas, também, comparações das estatísticas do ano de referência com aquelas obtidas em 2019, ano anterior ao da eclosão desse evento mundial.

Os informativos da PAIC também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, classificação de atividades, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outras considerações de natureza metodológica.

As estatísticas divulgadas no portal para o período de 2002 a 2007, cabe destacar, estão organizadas segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 1.0, e, a partir de 2007, na versão da CNAE 2.0.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos tanto para o planejamento público e privado, quanto para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.


Publicações complementares:
- Estatísticas do cadastro central de empresas (anual)
- Indicadores IBGE: Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil - SINAPI (mensal)