Os cereais, leguminosas e oleaginosas, pesquisados pela Produção Agrícola Municipal - PAM, comumente chamados “grãos”, têm grande importância econômica e social e, alguns deles, são commodities. Os produtos deste grupo destacam-se por seu uso na produção de óleos comuns alimentícios e na geração de energia; atendem também às indústrias alimentares (massas, pães, biscoitos, etc.) e de ração; e alguns são importantes componentes da cesta básica do brasileiro.

Os dados relativos aos 15 produtos selecionados para esta publicação (algodão arbóreo e o herbáceo, amendoim, arroz, aveia, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo granífero, trigo e triticale) estão apresentados em duas tabelas. A Tabela 1 contém os totais relativos às variáveis área plantada, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio e valor da produção. A Tabela 2 apresenta dados para as mesmas variáveis para cada produto investigado, segundo as Grandes Regiões e Unidades da Federação.

Nesta publicação, cujo o ano de referência é 2007, contém um CD-ROM encartado com o plano tabular de divulgação da pesquisa por Unidades da Federação, mesorregiões, microrregiões geográficas e municípios. Além disso, neste CD-ROM há uma tabela-resumo que concentra todas as informações das lavouras, ordenando-se pelo valor decrescente de área colhida, incluindo também uma série histórica de área colhida e quantidade produzida, pesquisadas pela Produção Agrícola Municipal - PAM, de 2003 a 2007.

Por fim, registra-se que as estatísticas, aqui apresentadas, estão sujeitas a revisão e serão divulgadas em caráter definitivo na publicação completa da PAM, em novembro de 2008.