Em reconhecimento aos esforços realizados pelo País para combater o trabalho infantil, o Brasil foi indicado para sediar a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil. Para subsidiar a preparação dessa Conferência, o IBGE construiu os Indicadores sobre a Situação do Trabalho Infantil no Brasil, em atendimento à solicitação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego e da Organização Internacional do Trabalho - OIT (International Labour Organization - ILO).

Os indicadores que compõem esta divulgação são oriundos do Censo Demográfico 2010 e estão voltados para retratar a situação de trabalho das crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade, envolvendo aspectos de alfabetização, educação, deslocamento para estudo e trabalho e rendimento.

Esta divulgação é constituída de tabelas de resultados até o nível municipal e, também, de tabelas com os coeficientes de variação associados às estimativas apresentadas, trazendo, ainda, Notas técnicas sobre a pesquisa. Outros indicadores sobre o tema podem ser visualizados no  Mapa do Trabalho Infantil