• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Logo da Agência IBGE de Notícias   |   Logo do IBGE
    Logo da Agência IBGE de Notícias
    Logo do IBGE
    • Campanha
    • Resultados do Censo
    • Home
    • Sobre
    • Coleta
    • Divulgação
    • Imprensa
    • Resultados
    Primeira página do produto: Resultados
    Resumo do produto: Mede a expectativa de vida anual da população brasileira.
    Downloads: Tabuas_Completas_de_Mortalidade/
    Portaria de Precedência: Não

    Fornecem estimativas da expectativa de vida às idades exatas até os 80 anos, com data de referência em 1o de julho do ano anterior.

    Desde 1999, o IBGE divulga anualmente, até o dia 1o de dezembro, no Diário Oficial da União, as Tábuas Completas de Mortalidade para o total da população brasileira em 1o de julho do ano anterior, em cumprimento ao Art. 2o do Decreto n. 3.266, de 29.11.1999. As Tábuas Completas de Mortalidade são provenientes de projeção dos níveis de mortalidade a partir das Tábuas Abreviadas de Mortalidade construídas para o ano de referência do último Censo Demográfico, às quais são incorporados dados populacionais do respectivo levantamento censitário, estimativas da mortalidade infantil com base nesse mesmo levantamento e informações sobre notificações e registros oficiais de óbitos, por sexo e idade. Constituem um modelo demográfico que descreve a incidência da mortalidade ao longo do ciclo vital das pessoas, tendo como referência a mortalidade da população em um determinado período de referência, e suas informações têm sido utilizadas como um dos parâmetros para o cálculo do fator previdenciário com vistas às aposentadorias dos trabalhadores que estão sob o Regime Geral de Previdência Social.

    Os principais indicadores extraídos das Tábuas Completas de Mortalidade são as probabilidades de morte entre duas idades exatas, em particular, a probabilidade de um recém-nascido falecer antes de completar o primeiro ano de vida, também conhecida como taxa de mortalidade infantil; e as expectativas de vida a cada idade, em especial, a expectativa de vida ao nascimento.

    A periodicidade das Tábuas Completas de Mortalidade é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados, por sexo e idade, para Brasil.

    Observação importante

    As Tábuas Completas de Mortalidade são obtidas a partir das Tábuas Abreviadas de Mortalidade projetadas, utilizando-se metodologias apropriadas para transformar os intervalos quinquenais utilizados nas Tábuas Abreviadas em intervalos unitários nas Tábuas Completas de Mortalidade.


    Tábuas de mortalidade do ano de 2021

    As Tabuas Completas de Mortalidade do ano de 2021 são provenientes de uma projeção da mortalidade elaborada a partir das Tábuas Completas de Mortalidade construídas para o ano de 2010, nas quais foram incorporados dados populacionais do Censo Demográfico 2010, estimativas da mortalidade infantil com base nesse mesmo levantamento censitário e informações sobre notificações e registros oficiais de óbitos, por sexo e idade. Dessa forma, as Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil, referentes ao ano de 2021, retratam a projeção da mortalidade elaborada com dados de 2010, sem incorporar, portanto, os efeitos da pandemia de COVID-19, iniciada em 2020, no aumento do número de óbitos da população brasileira. Tais efeitos serão registrados oportunamente, com base nos resultados do Censo Demográfico 2022, cuja operação, quando concluída, ensejará a revisão de tais projeções, considerando-se uma estimativa mais precisa da população exposta ao risco de falecer, bem como os óbitos observados na última década.

    Lista de artigos na categoria NP-Tábuas Completas de Mortalidade
    Título
    Tábuas Completas de Mortalidade

    Notícias sobre o Censo Agro



      Indígenas têm produção agropecuária diversificada, com mais mulheres produtoras e menos agrotóxicos 14/12/2022

      O IBGE divulga hoje um novo módulo do Censo Agro 2017 detalhando as principais características dos estabelecimentos agropecuários e extrativistas...

      IBGE ganha prêmio pelo conjunto de pesquisas e estudos agropecuários 16/10/2020

      O IBGE e o ex-coordenador técnico do Censo Agropecuário, o engenheiro agrônomo Antonio Carlos Simões Florido, foram agraciados nesta quinta-feira...

      Censo Agropecuário completa 100 anos e retrata história do setor no país 01/09/2020

      De um estabelecimento familiar de produção de tomate na área rural de uma pequena cidade a uma grande fazenda de criação de gado: nada escapa ao...

      IBGE inclui recortes territoriais mesorregião e microrregião nos dados do Censo Agro 2017 18/08/2020

      Dados do Censo Agropecuário 2017 com recortes territoriais de mesorregiões e microrregiões foram disponibilizados no Sistema IBGE de Recuperação...

    ver todas as notícias

    Calendário

    • Abr/2014 a Mar/2017
      Atualização do Cadastro de Endereços; planejamento da Base Territorial 2016.
    • Jan/2017 a Set/2017
      Preparo da infraestrutura tecnológica e operacional.
    • Jul/2016 a Set/2017
      Aquisição e instalação de equipamentos e acessórios para a coleta.
    • Jul/2016 a Ago/2017
      Desenvolvimento de sistemas e aplicações.
    • Jun/2017 a Mar/2018
      Instalação das Comissões Municipais de Geografia e Estatística
    • Abr/2017 a Ago/2017
      Processos Seletivos para pessoal temporário.
    • Jun/2017 a Set/2017
      Instalação dos postos de coleta.
    • Ago/2017 a Set/2017
      Execução de treinamentos.
    • Ago/2017 a Set/2017
      Contratação de equipes temporárias.
    • Out/2017 a Fev/2018
      Coleta de dados
    • Jul/2018
      Divulgação dos resultados preliminares
    • Out/2019
      Divulgação dos resultados definitivos
    Logo do IBGE

    © 2025 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

    Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Para saber mais sobre como tratamos os dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade.